quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Analisar verdadeiramente a formação na equipa B

A ideia das equipas B é essencialmente que seja a equipa de iniciação ao futebol senior e profissional de jogadores provenientes do futebol de formação. Durante anos, o Sporting deixou sair alguns jogadores que até podiam ter beneficiado deste tipo de equipa que ajuda os jovens a ambientar-se ao futebol profissional numa liga competitiva que é a II Liga.

Mas preocupa-me o clube estar a desviar-se desta ideia idealizada do que deveria ser a equipa B. No último jogo, apenas alinharam 5 jogadores formados em Alcochete: Pedro Silva, Domingos Duarte, Ivanildo Fernandes, Daniel Podence e Mama Baldé. Tem havido jogos que até são menos.
A prioridade tem sido mais para jogadores que não arranjaram colocação ou foram contratados para a equipa B(?): Seejou King, Sambinha, Labyad, Gauld, Salomão, Sacko, Salim Cissé, entre outros.

Não há que ter complexo de inferioridade e reconhecer que o nosso rival nisso tem estado a trabalhar melhor. Nos 11's dos jogos na II Liga apresenta frequentemente 9/10 jogadores da sua formação, alguns até com idade para jogar nos juniores ou seniores de 1º ano.

Com isto, não estou satisfeito com o aproveitamento da nossa formação na equipa B, mas contundo a administração da SAD está ciente disto. Deverá ser por o decréscimo de qualidade da nossa formação? É uma opção valorizar os nossos excedentários?

Desejo que a formação continue a ser uma prioridade do Sporting Clube Portugal e sejam tomadas medidas para que haja melhorias nesta área e continuemos a orgulhar de aparecer anualmente jovens talentosos no Sporting B.

1 comentário:

  1. 9/10 do carnide por jogo? mas vcs q fumam? Alexis School, Vitor LIndelof, Pawel Dawidowicz, Francisco Vera, Bilal...

    ResponderEliminar