terça-feira, 10 de novembro de 2015

O que esperar deste Sporting líder isolado?

Termina a 10º jornada da Liga NOS com o Sporting líder isolado. Registo pontual surpreendente e histórico, o melhor dos últimos 20 anos.
Apesar de ser dos 3 grandes, o que possui o menor orçamento, a promessa está a ser cumprida por Jorge Jesus. O Sporting este ano é um verdadeiro candidato ao título.

É um Sporting que a partir do regresso de William Carvalho exibe uma maior segurança defensiva. Um modelo defensivo assentada numa defesa em linha coordenada e oleada com dedo de Jorge Jesus, que permite que o Sporting respire tranquilidade de jogo para jogo lá trás.

No entanto, tenho também alguns receios. O futebol do Sporting apesar de bem jogado e com muita posse de bola, falta mais desequilíbrio nas alas e maior aproveitamento do espaço entrelinhas.
Com o afastamento de Carrilo, adaptou-se João Mário na ala, e apesar de oferecer mais critério e mais qualidade de passe, não desiquilibra. Um pouco tal como Bryan Ruiz.
Também quer Teo e Slimani não são exímios a aproveitar o espaço entrelinhas e construir jogo, relevando algumas debilidades. Com Montero à espreita, este alterna entre jogos inspirados e muito apagados, não exibindo a consistência desejada.

Receio que este Sporting possa acontecer o mesmo que o Sporting de Leonardo Jardim, em que a previsibilidade e diminuição da capacidade de desiquilibrar perante adversários com bloco baixo, possam originar a perca de pontos e deixar fugir o 1º lugar.

Este Sporting tal como do Jardim, também é uma equipa realista, resultadista, que não tem qualquer problemas em vestir o "fato macaco" com o intuito de conquistar os 3 pontos, que no final do encontro, é o mais relevante.


Sem comentários:

Enviar um comentário